Componente
Curricular: Tecnologias Aplicadas a Educação
Curso: Licenciatura História
|
Semestre: 2º
|
|
Ano Letivo: 2014
|
Carga Horária Semanal: 2
|
Carga Horária Semestral: 40
|
Professor: Vânia Gayer
|
||
Objetivos Gerais:
|
|
Ementa:
|
Utilização das novas
tecnologias no processo ensino-aprendizagem, a introdução a informática
educativa, o uso do computador na educação, softwares educativos. Utilização
dos softwares Internet Explorer e sites de pesquisa. Projetos
teórico-práticos específicos e integrados dos aplicativos: Word e PowerPoint.
|
Conteúdo Programático:
|
Julho:
|
Sem aula
|
Agosto:
|
Introdução à
informática educativa. Pesquisa científica na internet. Propriedade
intelectual. Geração on line de referências bibliográficas e citações de
acordo com a ABNT. Microsoft Word (básico).
|
Setembro:
|
Microsoft Word (intermediário).
O uso de softwares educativos, museus virtuais e vídeos no ensino e
aprendizagem de História
|
Outubro:
|
Planejamento de aulas
em ambiente informatizado. O uso do Power Point para aulas expositivas e
apresentações.
|
Novembro:
|
Apresentação de
trabalhos. Prova de 2ª. Chamada.
|
Dezembro:
|
Exame final.
|
Metodologia:
|
Uso de um blog, criado
especialmente para a disciplina, para publicação das atividades realizadas.
Apresentação da teoria concomitantemente à prática, em aulas ministradas no
laboratório de Informática. Atividades de pesquisa, individual e em grupo, na
internet. Realização e apresentação de trabalho em grupo para aplicação dos
conhecimentos adquiridos.
|
Critérios de Avaliação:
|
Agosto: 1 Atividade em
grupo (1,0)
Setembro: 1 Atividade
integrada (2,0)
Outubro: 2 Atividades
individuais na modalidade EAD (2,0+2,0)
Novembro: 1 Trabalho em
grupo (3,0), sendo 2,0 pontos pelo material elaborado pelo grupo e 1,0 ponto
pela apresentação, atribuído de forma individual.
Dezembro: Exame final
para os alunos que não atingiram média 6,0.
|
Bibliografia Básica (ABNT):
|
FREIRE, Wendel. Tecnologia e educação: as
mídias na prática docente. 2. ed. Rio de Janeiro: WAK, 2011. 132 p.
MORAN, José
Manuel. Novas tecnologias e
mediação pedagógica. 10. ed. Campinas: Papirus, 2006. 174 p.
OROFINO, Maria
Isabel. Mídias e mediação
escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez,
2005. 176 p.
|
Bibliografia Complementar (ABNT):
|
CAPRON, H.L. Introdução à informática. 8. ed. SÃO PAULO: Pearson Prentice
Hall, 2004. 350 p.
CASTELLS,
Manuel. A sociedade em rede.
9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006. 698 p.
COX, Kenia Kodel . Informática na educação escolar.
CAMPINAS: Autores Associados, 2003. 124 p.
OLIVEIRA, Ramon
de. Informática educativa:
dos planos e discursos à sala de aula. 10. ed. Campinas: Papirus, 2006. 176
p.
TEDESCO, Juan
Carlos. Educação e novas
tecnologias: esperança ou incerteza?. São Paulo: Cortez, 2003. 255 p.
|
Professor: Me. Vânia Gayer
|
Assinatura:
|
Coordenador: Dra. Renata Cardoso B. Rodrigues
|
Assinatura:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário