Conteúdo Didático Pedagógico


Componente Curricular: Tecnologias Aplicadas a Educação


Curso: Licenciatura História
Semestre: 
Ano Letivo: 2014
Carga Horária Semanal: 2 
Carga Horária Semestral: 40
Professor: Vânia Gayer
Titulação: Mestre

 

Objetivos Gerais:
  • Promover discussão a respeito do uso das tecnologias na educação;
  • Capacitar os alunos para fazerem uso de recursos tecnológicos que favoreçam o processo de ensino e de aprendizagem como softwares educativos, bibliotecas e museus virtuais, entre outros;
  • Promover discussão a respeito da qualidade da informação disponível na internet e sobre o respeito à propriedade intelectual;
  • Capacitar os alunos para formatarem textos acadêmicos de acordo com as normas ABNT, usando o editor de textos MS Word e a criarem slides de apresentações e aulas usando o Power Point.

 

Ementa:
Utilização das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem, a introdução a informática educativa, o uso do computador na educação, softwares educativos. Utilização dos softwares Internet Explorer e sites de pesquisa. Projetos teórico-práticos específicos e integrados dos aplicativos: Word e PowerPoint.
 

 

Conteúdo Programático:
Julho:
Sem aula
Agosto:
Introdução à informática educativa. Pesquisa científica na internet. Propriedade intelectual. Geração on line de referências bibliográficas e citações de acordo com a ABNT. Microsoft Word (básico).
Setembro:
Microsoft Word (intermediário). O uso de softwares educativos, museus virtuais e vídeos no ensino e aprendizagem de História
Outubro:
Planejamento de aulas em ambiente informatizado. O uso do Power Point para aulas expositivas e apresentações.
Novembro:
Apresentação de trabalhos. Prova de 2ª. Chamada.
Dezembro:
Exame final.

 

 

 

Metodologia:
Uso de um blog, criado especialmente para a disciplina, para publicação das atividades realizadas. Apresentação da teoria concomitantemente à prática, em aulas ministradas no laboratório de Informática. Atividades de pesquisa, individual e em grupo, na internet. Realização e apresentação de trabalho em grupo para aplicação dos conhecimentos adquiridos.

 

Critérios de Avaliação:
Agosto: 1 Atividade em grupo (1,0)
Setembro: 1 Atividade integrada (2,0)
Outubro: 2 Atividades individuais na modalidade EAD (2,0+2,0)
Novembro: 1 Trabalho em grupo (3,0), sendo 2,0 pontos pelo material elaborado pelo grupo e 1,0 ponto pela apresentação, atribuído de forma individual.
Dezembro: Exame final para os alunos que não atingiram média 6,0.

 

Bibliografia Básica (ABNT):
FREIRE, Wendel. Tecnologia e educação: as mídias na prática docente. 2. ed. Rio de Janeiro: WAK, 2011. 132 p.
 
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 10. ed. Campinas: Papirus, 2006. 174 p.
 
OROFINO, Maria Isabel. Mídias e mediação escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez, 2005. 176 p.

 

Bibliografia Complementar (ABNT):
CAPRON, H.L. Introdução à informática. 8. ed. SÃO PAULO: Pearson Prentice Hall, 2004. 350 p.
 
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006. 698 p.
 
COX, Kenia Kodel . Informática na educação escolar. CAMPINAS: Autores Associados, 2003. 124 p.
 
OLIVEIRA, Ramon de. Informática educativa: dos planos e discursos à sala de aula. 10. ed. Campinas: Papirus, 2006. 176 p.
 
TEDESCO, Juan Carlos. Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza?. São Paulo: Cortez, 2003. 255 p.

 

Professor: Me. Vânia Gayer 
Assinatura:
Coordenador:   Dra.  Renata Cardoso B. Rodrigues 
Assinatura:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário