Referências bibliográficas sugeridas pelos alunos

  
 
Aqui está o resultado da atividade de pesquisa de artigos sobre o uso de tecnologias na educação e geração das referências bibliográficas do texto pesquisado usando o Mecanismo OnLine de Referências - MORE
 
 
2o. SEMESTRE DE 2014
 
 
 ********************
Sugestão dos alunos Thaís Somera e Filippo Nanni

O uso das TICs nas aulas de História e estratégias para inclusão digital de professores

 
De acordo com o artigo publicado pelo portal Dia a Dia Educação, a presença da informática nas escolas permite que os educadores possam desenvolver diversas atividades com seus respectivos alunos. Desta forma, após estudos realizados com professores que fazem uso de tal tecnologia, pode-se notar que os educandos apresentaram maior participação, atenção e interesse, além de maior interação entre a classe, tornando-se assim um grande avanço no processo pedagógico. 
 


Referência:   DAMASCENO, José Alves; BRITO, Glaucia da Silva. O uso das TICs nas aulas de História: e estratégias para inclusão digital de professores.  2009.  Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1414-8.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2014.
 
*****************
Sugestão dos alunos Bruno Felipe da Silva Pereira, Cesar Beraldo,
Jessica Cavalcante de Oliveira e Malena de Cássia Toricelli

 AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A  EDUCAÇÃO 

O artigo propõe trazer  a discussão sobre a tecnologia na terreno pedagógico, como sofisticar a educação implementando os computadores na escola para envolver o professor no universo atual do aluno. De acordo com o mesmo, existem três objetivos que determinam o ambiente escolar, são eles: verificar a validade da introdução da informática na escola; estudar, com os professores, os objetivos, os métodos e os conteúdos de tais experiências e os métodos de avaliação de sua eficiência; e por fim proporcionar aos professores a capacitação técnica elementar, sem querer formar especialistas. 
 


  

QUARTIERO, Elisa Maria. As tecnologias da informação e comunicação e a educação. Disponível em: <http://ceie-sbc.educacao.ws/pub/index.php/rbie/article/view/2294/2056>. Acesso em: 22 ago. 2014.
 
 ********************
Sugestão dos alunos Luis Augusto Jamelli, Lucas Mateus Rodrigues da Silva e João Victor Nogueira Santos
 
História da Tecnologia Educacional
 
http://186.113.12.12/discoext/collections/0007/0001/02370001.pdf
Para alguns autores, essa matéria, Tecnologia de Educação, é nova. No entanto, já é algo "antigo". Segundo Larry Cuban (professor de Stanford) a tecnologia está presente desde os anos 20 (rádio, TV, etc.). Ainda seguindo o autor, a tecnologia no meio educacional é utópico e sua história é cheia de fracassos, pois a tecnologia está em constante avanço, mal se utilizou um artefato e outro já é introduzido, sendo assim, essa constante mudança gera apenas ganhos modestos à educação.

CYSNEIROS, Paulo Gileno. Novas Tecnologias na Sala de Aula: Melhoria de Ensino ou Inovação Conservadora: História da Tecnologia Educacional. 1999. Disponível em: <http://186.113.12.12/discoext/collections/0007/0001/02370001.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2014.
 
********************
Sugestão dos alunos Helen Estefânia dos Santos, Leonardo César Amancio Gomes e Marcelo Dias de Souza
 

A Utilização dos Recursos Tecnológicos no Ensino Superior

 


http://www.olharcientifico.kinghost.net/index.php/olhar/article/viewFile/14/40
 

Com a expansão do acesso à tecnologia e a velocidade desenfreada com que esta se desenvolve, muitos educadores tem dificuldades de valer-se da tecnologia para facilitar o aprendizado dos alunos e necessitam de adaptação a essas tecnologias. Simples para alguns e problemático para outros, pois essa adaptação exige uma certa mudança.


   SILVA, Luciana Pereira da. A utilização dos recursos tecnologicos no ensino superior. 
 
Revista Olhar Cientifico, Ariquemes,
 v. 123, n. 123, p.1-25, ago. 2012.  Disponível em: 
<http://www.olharcientifico.kinghost.net/index.php/olhar/article/viewFile/14/40>.
 Acesso em: 22 ago. 2014.
 
********************
 
                       Sugestão dos alunos Bruna Cardoso, Katia Ferreira  e Rafael Lupeti

Tecnologia  da Informação e Comunicação



As TIC'S - Tecnologias da informação  e comunicação - São definidas pelo conjunto de recursos tecnológicos como internet, softwares e hardwares utilizados das mais  diversas formas. Os sistemas de informação revolucionaram os relacionamentos humanos, gerando conhecimentos e competências entre os profissionais. A área educacional é favorecida, pois traz grandes possibilidades de desenvolvimento em relação as atividades, tornando as aulas dinâmicas, interativas, cativando essa nova gerações de alunos. Contribuindo para a inclusão digital.
 

PACIEVITCH, Thais. Tecnologia da Informação e Comunicação.  Disponível em: <http://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/>. Acesso em: 22 ago. 2014.
********************
 
Sugestão dos alunos Danilo Macan Franco Penteado,Maria Aparecida Ramos e Silvia Regina de Souza Lima

COMO CONCILIAR ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS TECNOLOGIAS?

http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/CyntiaSFranca.pdf

O texto reflete sobre o atual papel do professor na sala de aula, diante da incorporação das tecnologias da informação na prática pedagógica. Propõe uma melhoria no ensino de história, primeiramente, através de uma concepção de história definida pelo professor, havendo uma articulação entre teoria e metodologia. Tendo o computador, o papel de uma mera ferramenta que contribui para o desenvolvimento de uma melhor aprendizagem. Priorizando o exercício da reflexão por parte dos alunos e do professor.

FRANÇA, C. & SIMON, C. Como conciliar ensino de história e novas tecnologias?. Anais do VII Seminários de Pesquisa em Ciências Humanas. Londrina: Eduel, 2008. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/resumos-anais/CyntiaSFranca.pdf>. Acesso em 22/08/2014.
 ********************
 
Sugestão dos alunos José Luis da Silva Costa e Fábio Francatti Pereira

 
COMO CONCILIAR ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS TECNOLOGIAS
 
 
O artigo aborda que o professor deve ter em mente o principal que é a teoria e como deve passar ao aluno para que aconteça a prática pedagógica. Com base nisso as tecnologias abrem um grande leque de possibilidades para interação do aluno com o assunto histórico, mas existem certas resistências dos docentes ao abordar os conteúdos com as tecnologias por falta de experiência nesse novo ramo ou medo da tecnologia assumir o seu lugar.
 
FRANÇA, Cyntia Simioni; SIMON, Cristiano Biazzo. Como conciliar ensino de história e novas tecnologias? Disponível em:<www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/CyntiaSFranca.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2014.
 
********************
 
Sugestão das alunas Ana Rita Bianchi de Luna, Edna Maria Carvalho Pereira e Talita Moreno Ayala


Como utilizar a Internet na educação
 
O texto fala sobre a ampliação da internet como mídia, a sua abrangência cultural e as possibilidades da utilização desta mídia na educação. O ensino a distância é beneficiada assim como a educação continuada, surgem plataformas de pesquisas que otimizam o processo educacional em universidades e escolas. Perante a grande quantidade de informações que o aluno tem acesso, ele tende a ficar disperso e não sabe qual conteúdo é confiável ou não, cabe ao professor fazer orientação para pesquisas.

 
MORAN, José Manuel. Como utilizar a internet na educação. 1997. Disponível em: 
 
 
********************
 
Sugestão da aluna Mariana Ferreira de Lima 
 
O uso das tecnologias na educação

 
 

Com a ampliação dos computadores no século XXI, e a chamada globalização, as escolas estão cada vez mais adotando tecnologias para a utilização delas no aprendizado dos alunos, tanto em formação acadêmica, quanto nos ensinos fundamentais e médios. Não é de hoje que muitos pensadores vêm falando desse assunto, se posicionando sobre sua importância e correta utilização. Nunca esquecendo a importância do papel dos professores, que, com essa explosão de informações, conhecimentos e ferramentas devem saber como levar o ensino aos aprendizes, e em todo esse processo pedagógico, aproveitar também para aumentar a sua formação contínua.
 
ANDRADE, Ana Paula de Rocha. O uso das Tecnologias na Educação. 2011. Disponível em: <http://bdm.unb.br/handle/10483/1770>. Acesso em: 04 set. 2014
 
2o. SEMESTRE DE 2013

Aluna: Flávia Regina Morim Pereira

MUSEU VIRTUAL: CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DE E DAS HISTÓRIAS
 
Este artigo tem como objetivo discutir e analisar as potencialidades de usos e apropriações das tecnologias digitais na educação, sobre tudo na perspectiva da aprendizagem em História a partir de museus interativos disponíveis na internet. Inicialmente discutimos a centralidade das tecnologias na vida dos alunos e das dificuldades do professor em desenvolver práticas pedagógicas voltadas para este perfil de aluno. Por fim, apresentamos uma perspectiva de trabalho pedagógico a partir da utilização do Museu da Pessoa nas práticas pedagógicas do professor de História.
 
ARRUDA, Eucidio Pimenta; ARRUDA, Durcelina Irani Pimenta. Museu virtual: construção e desconstrução de e das Histórias. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/23224>. Acesso em: 20 jun. 2013.

Aluno: Jonathan Fernando Gomes da Silva


Tecnologia e educação: contribuições para o ensino


Atualmente, o professor necessita utilizar da tecnologia para fazer com que suas aulas fixem a atenção dos seus alunos. Um dos instrumentos mais usados é a televisão, ao propor alguns programas e documentários, para que os alunos possam criticar e discutir sobre o que assistiram. Porém, a televisão se mostra mais voltada para o entretenimento do que para a informação e a educação. Por isso, o professor deve escolher bem o que vai apresentar para os seus alunos, pois as dificuldades existentes para a educação na TV são grandes e alguns são impróprios para serem apresentados em lugares públicos como a escola. É necessário, além do professor se aperfeiçoar para usar a TV como fonte de ensino, que a televisão brasileira possa oferecer mais programas direcionados a educação. Somente assim, o professor pode, enfim, se inteirar com os alunos sobre assuntos do cotidiano e noticias do Brasil e do mundo.


TOSCHI, Mirza Seabra. Tecnologia e educação: contribuições para o ensino. Série-estudos: Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, Campo Grande/MS, n. 19, p.35-43, jan./jul. 2005.



Aluna: Tatiane de França


Atualmente, o meio em que vivemos está permeado pelo uso de técnicas e recursos tecnológicos, fazendo do computador uma ferramenta que vem auxiliar o processo ensino/aprendizagem nas questões do cotidiano trazidas até a sala de aula.

DALAPOSSA, Karen Chaiane. Tecnologia na Educação. Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/tecnologia-na-educacao.htm>. Acesso em: 30 out. 2013.

 
Aluno: Marcos Tasca

EDUCAÇÃO E O USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ANÁLISE

O objetivo deste texto é analisar as concepções sobre as TICs e seu lugar no processo educativo, a partir do estudo da produção científica dos pesquisadores da Região Sul e Sudeste que abordaram as TICs no ensino superior, em dissertações defendidas no período de 2004 a 2008. O autor classifica este trabalho como um desafio porque a realidade escolar comporta um quadro em que as TICs ainda não são compreendidas por todos os professores, sequer como ferramentas pedagógicas potenciais na prática educacional com alunos. Mesmo presentes no cotidiano escolar, poucos professores conhecem suas potencialidades educativas. Analisando o trabalho podemos dizer que o maior desafio dos professores na sociedade atual é apreender seu novo papel e compreender as TICs e o lugar delas no processo de ensino e aprendizagem.
ROSA, Rosemar; CECÍLIO, Sálua. Educação e o uso pedagógico das tecnologias da informação: A produção do conhecimento em análise. Educ. Foco, Juiz de Fora - Mg, v. 15, n. 01, p.107-126, 2010. Semestral.
 
 
Aluna: Eliana Ap. Barbosa de Moraes

www.galvaofilho.net/Programa_InfoEsp_2009.pdf

O conceito de inclusão é de grande importância nas ultimas décadas e pode-se dizer que, no início do século XXI, ele está “na moda”. Em relação às escolas, a ideia é que as crianças com necessidades especiais sejam incluídas em processos de educação regular, em escolas para crianças “normais”. Isso significa na prática o fim dos espaços de educação especial em que se tornaram norma para o trabalho com crianças “diferentes” ao longo de todo o século XX. Isso traz uma mudança de postura dos educadores, pais, governo e de toda a sociedade, uma redefinição de papeis que possam assim favorecer o processo de inclusão. Transformando o sistema de ensino é possível beneficiar toda e qualquer pessoa, levando em conta a especialidade do aluno e não mais as suas deficiências e limitações.

ALVES, Galvao Filho Teofilo; LUCIANA, Damaceno. Programa info especial premio reina sofia. Boletín Del Real Patronato, Madri, p.14-23, abr. 2008.

Aluno: Matheus Ramos Fernandes

http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct/article/viewFile/1007/601..
Este artigo demonstra como a tecnologia pode ser usada na educação. Coloca como os professores devem usar a tecnologia para a educação do aluno, mostra como a tecnologia pode ser um meio mais efetivo para o aluno ver dada matéria com as dificuldades impostas pelo professor, pois a tecnologia faz o aluno se familiarizar com a teoria e prática ensinada na escola. Este texto discute como formar um aluno para seu futuro, formar para uma sociedade preparada com a educação e fazer o aluno ter uma reflexão crítica sobre assuntos que surgem no mundo da web.

  
BASTOS, João Augusto de Souza Leão A.. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA. Revistas Utfpr: educaçao e tecnologia, Londrina, n. , p.1-19, 2011. Mensal. Disponível em: <http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct/article/viewFile/1007/601..>. Acesso em: 18 out. 2013.


Aluno: Eidi Nelson Parreira


Este artigo fala sobre a importância da tecnologia aplicada à educação. Diz como e quanto utilizar de forma 

benéfica no auxílio da aprendizagem.

MENEZES, Luis Carlos de. Tecnologia na Educação: quanto e como utilizar. 2012. Disponível em:
<http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/tecnologia-educacao-quanto-como-utilizar-680610.shtml>.
Acesso em: 18 out. 2013.

 

 
Aluna: Lourdes Maria Pereira
 
Lousa Digital: mapeamento de recursos para utilização em sala de aula.
 
Esta ferramenta possibilitará que professores possam estar interagindo com os alunos e colegas de trabalho, a fim de tornar mais rápido e eficaz o processo de ensino aprendizagem. A lousa digital disponibiliza de todos os recursos necessários e modernos que a tecnologia vem oferecendo. Com seus recursos as aulas poderão ser gravadas e não isso não há necessidade de professor e aluno estarem o tempo todo em sala de aula. Ainda facilita a pesquisa em tempo real, podendo sanar dúvidas e com isso ganhará tempo na execução de seus trabalhos.

 

 
No entanto, caberá ao professor manter-se atualizado quanto aos novos avanços tecnológicos e utilizar de muita criatividade para fazer com que suas aulas se tornem dinâmicas, interessantes e atraentes.


SANTOS, Leila Maria Araujo; LUIZVARASCHINI, Patricia; MARTINS, Sandro Luiz Moresco. Lousa digital: Mapeamento de recursos para utilização em sala de aula. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reget/article/viewFile/8201/pdf>. Acesso em: 15 out. 2013.

Aluno: Osvaldo Galvão
GEOTECNOLOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIA COM O GOOGLE EARTH

O artigo faz uma avaliação do uso de produtos gerados a partir das geotecnologias, no ensino de Geografia, na educação básica. Mostra atividade desenvolvida em escola do município de Feira de Santana no estado da Bahia, utilizando imagens do Google Earth, fotografias aéreas verticais e noticias da internet. Hecateu de Mileto (500 a.c), escreve o primeiro livro de Geografia que se tem conhecimento, décadas depois o historiador grego Heródoto, contribui para o enriquecimento das referencias geográficas de Hecateu. Com certeza, importante contribuição para a humanidade. Na década de 2000, o acesso publico pela internet das geotecnologias, abre novas possibilidades para o ensino de Geografia e outras disciplinas. A tecnologia associada a educação é salutar, não podendo ser vista como simples quimera. Torna as aulas mais atraentes, contribui para que a formação do aluno seja mais abrangente, alargando a compreensão. O professor de qualquer disciplina ganha força, com essas importantes ferramentas.    

SILVA, Fabio Gonçalves da; CARNEIRO, Celso Dal Ré. Geotecnologia como recurso didático no ensino de geografia: Experiência com o google earth. 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16679>. Acesso em: 18 out. 2013.

Aluno: John Maicon


O século XX é marcado por grandes “revoluções tecnológicas” de um âmbito favorável a alguns instrumentos de educação. Levando em conta este artigo, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO MUSICAL, o uso de tecnologias no ensino-aprendizagem musical aborda questões além da música, entrando em outro universo paralelo que amplia abordagens sociais. O aluno é o centro referencial e o professor o elo que o conectam, utilizando de ferramentas como: editor de cifras e partituras, editores de vídeos e de áudio, são exemplos claros de mecanismos que auxiliam e contribuem em um produto musical final de alta qualidade. Esses conteúdos produzidos podem intervir em uma sociedade com uma vasta influência, sendo capaz de mudar pensamentos, concepções ou ideias. Fatores que englobam questões de valores sociais.


SCHRAMM, Rodrigo. Tecnologias aplicadas à Educação Musical. Novas Tecnologias Na Educação, Rio Grande do Sul, v. 7, n. 2, p.2-8, 02 out. 2009.
 
 
Aluno: Gabriel Albuquerque Mendes
 
Este artigo tem sua importância pois sempre é válido aprender e analisar como está se dando o uso da tecnologia na educação dos mais diversos ângulos, e este artigo comenta sobre isso de forma bem didática e comentando sobre o que acontece também nessa área entre instituições metodistas. Pretende fazer uma análise sobre questões pedagógicas e administrativas referentes ao uso da tecnologia aplicada à educação. Também aborda a questão de um projeto entre instituições metodistas de ensino que se utilizam das novas tecnologias de informação e comunicação na educação.
JOSGRILBERG, Fábio Botelho. Tecnologia aplicada à educação: desafios de um projeto interinstitucional. Disponível em: <http://www.metodista.br/poscom/cientifico/publicacoes/docentes/artigos/artigo-0118>. Acesso em: 20 jun. 2011.
Aluna: Mariana Silva
 

 

Atualmente estamos imersos em varias formas de tecnologias que se renovam cada vez mais rápido, o computador por sua vez faz tem um papel essencial no enfoque do ensino/aprendizagem trazidas em sala de aula.   
DALAPOSSA, Karen Chaiane. Tecnologia na Educação. Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/tecnologia-na-educacao.htm>. Acesso em: 01 nov. 2013.
 Aluna: Ana Júllia Albano Martins da Silva

A tecnologia está presente no nosso cotidiano e devemos usa-la com responsabilidade, desde a infância, num sentido construtivo, mostrando as diversas formas de comunicação, culturas no mundo, criando uma bagagem para o aluno no mercado de trabalho. O uso da tecnologia vem proporcionar a todos uma nova forma de pensar e de transformar diante desse novo mundo globalizado.

 
MENEZES, Luis Carlos. Tecnologia na Educação: quanto e como utilizar. Nova Escola, São Paulo, n. , p.1-1, mar. 2012.
 
2O. SEMESTRE DE 2012
 
Aluno: Marcio Bernardi

Este livro é uma tese de doutorado de um psicólogo social, que passou 10 anos trabalhando e vivenciando o dia-a-dia dos garis da USP, e constatou toda a invisibilidade que existe em relações as classes sociais.
 


COSTA, Fernando Braga da. Homens invisíveis: relatos de uma humilhação social. São Paulo: Globo, 2004. 252 p.

Aluna: Larissa Saukas


O artigo  fala que a justiça eleitoral já barrou pelo menos 50 candidatos a prefeito no Estado de São Paulo com base na lei da ficha limpa, esta lei determina  a inelegibilidade por oito anos de políticos condenados criminalmente por órgão colegiado (mais de um juiz), dos cassados ou dos que renunciaram para evitar cassação.

CARVALHO, Daniel. Lei da Ficha Limpa barra ao menos 50 candidatos em São Paulo. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/poder/1149064-lei-da-ficha-limpa-barra-ao-menos-50-candidatos-em-sao-paulo.shtml>. Acesso em: 05 set. 2012. 

                                                 Aluno: Vinicius Pizo


Psicopata, existe algum próximo a você? Psicopatas não são bestas de chifre e com odor de enxofre, são dissimulados, belos e carismáticos, prontos a te levar para a ruína sem remorso algum, e para obter vantagem de você em qualquer coisa que puderem. Prontos para te matar. Saiba quem são os psicopatas e como se proteger desses demônios da vida real.

SANTOS, Alexandre Carvalho Dos. O parasita mora ao lado. Disponível em: <http://super.abril.com.br/cotidiano/parasita-mora-ao-lado-620215.shtml>. Acesso em: 01 jul. 2009. 


Aluna: Laís Borges

O termo mitologia indica um conjunto de histórias e lendas sem autoria definida, transmitidas oralmente de geração a geração. A obra é mais que um mero dicionário clássico e menos formal que uma tradução acadêmica da imensa literatura sobre os mitos. O Livro de Ouro da Mitologia: Histórias de Deuses e Heróis é obra de referência e divulgação da mitologia, indicada em escolas e universidades de todo o mundo.



BULFINCH, Thomas. O Livro de Ouro da Mitologia: História de Deuses e Heróis. Rio de Janeiro: Ediouro Publicações S.a., 2005.



                                                                 Aluno: Ruy Gimenez





O presente livro de Paulo Freire constitui-se em uma palestra sobre a importância do ato de ler em uma comunicação sobre as relações da biblioteca popular com a alfabetização de adultos e em um artigo que expõe a experiência de alfabetização de adultos desenvolvida pelo autor e sua equipe em São Tomé e Príncipe. É trabalhando a temática da leitura, discutindo sua importância, explicitando-a.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1989. 

Aluna: Tatiane de Moraes D'Annibali

Kanitz, compara o desmoronamento do Muro de Berlim com o do Muro de Wall Street, dizendo que a chegada de Barack Obama significaria uma mudança radical no país. Ele menciona que a crise na bolsa americana afetou diretamente o trabalhador brasileiro e faz uma critica que embora o país reduzisse os custos e gastos, não há essa necessidade, já que quem está desempregado não tem dinheiro para comprar absolutamente nada. Em suma, ele diz que o resultado dos erros de outrem afetam diretamente o nosso país, pois o Brasil é uma das cartas do castelo americano que desabou com esta crise. E por fim faz um alerta da necessidade de reservas financeiras adequadas que deverão ter todos os países.

KANITZ, Stephan. Um castelo de cartas que desaba? Veja, São Paulo, n. 1, p.14, 07 jan. 2009. 



Aluna: Nossimara Aparecida


O artigo  informa sobre o  450° aniversario da cidade de São Paulo e cita características individuais da metrópole. Em suma da agitação,da miscigenação e um pouco de sua historia e de como tudo mudou com o passar dos anos.Cita também  que a capital  alem de ser um berço cultural  tem muito a oferecer quando a questão é relacionada a se divertir e trabalhar. 
GOMES, Ione Bonfim. A Cidade de São Paulo comemora 450 anos. Disponível em: <http://www.revistaturismo.com.br/artigos>. Acesso em: 01 maio 2004.



Aluna: Jéssica Cintra

Este artigo revela a triste realidade dos cidadãos brasileiros mergulhados no mundo das drogas, o Brasil representa 20% do consumo mundial de crack, ficando em primeiro lugar no ranking mundial. Os números são alarmantes levando em consideração que 150 mil adolescentes já experimentaram a droga e cerca de 2,6 milhóes de pessoas adultas. No caso da cocaína a situação é ainda mais desesperadora vendo que 6 milhões de pessoas  já fizeram uso da droga, e os jovens equivalem a 3% desse percentual. E o mais triste é que esses números só vem aumentando.

BRASIL É O MAIOR MERCADO CONSUMIDOR DE CRACK NO MUNDO. São Paulo, 05 de setembro de 2012. Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 05 de setembro de 2012.


Alunos:  Rubens e Daniel

Revista História da Biblioteca Nacional, tem um bom conceito e credibilidade
entre os profissionais da área de História. Nesta edição o tema tratado foi o Golpe Militar de 1964, assunto tratado sob a óptica de quem apoiou a ação dos militares. Segue referência bibliográfica a quem possa interessar: 


REVISTA HISTORIA DA BIBLIOTECA NACIONAL: o golpe. Rio de Janeiro: Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional, v. 83, ago. 2012. 


Aluno: Caio Marcelo

Obra que abrange todo o tipo de público, além de universidades trazendo maior facilidade de compreensão, trazendo um conhecimento importante para os alunos que queiram conhecer a história do Brasil.
  
BORIS, Fausto. As causas da expansão marítima e a chegada dos portugueses ao Brasil. In: BORIS, Fausto. Historia Brasil Colonia. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1996. p. 33. 


Aluna: Juliana Barros Dellangélica

O artigo trata do problema que pode gerar o elogio mal colocado a uma criança. A autora mostra, com base em pesquisas e observações, a pressão que é criada em cima de uma criança quando esta é chamada de inteligente, fazendo com que esta busque sempre alternativas fáceis de trabalhos para que não haja decepção por parte do elogiador e também para que a criança consiga manter seu status de inteligente.

GIL, Marisa Adán. O Problema do Elogio. Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/problema-elogio-552526.shtml>. Acesso em: 05 set. 2012. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário