Textos alunos

2o. Semestre de 2013
 
A TRASMISSÃO DO CONHECIMENTO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Marcos Leopoldo Tasca RA 2013300
Referência: PEREIRA, Ana Paula Passos; PEREIRA, André Luís Menari; VASCONCELOS, Willian Silva de. O Ensino de História e as Novas Tecnologias: Como Conciliar a Sala de Aula e o Computador. Disponível em: <http://www.historiaehistoria.com.br/materia.cfm?tb=alunos&id=433>. Acesso em: 22 nov. 2013.
             Desde os primórdios da civilização o homem transmite seus conhecimentos através de suas descobertas. A cada novo avanço tecnológico surge uma nova forma de transmitir e aprimorar os conhecimentos humanos. Com o tempo foi criada a figura da instituição de ensino, organizando e aumentando a abrangência do ensino do conhecimento humano. Apesar de nova essa instituição avançou consideravelmente nos últimos anos devido as novas descobertas tecnológicas. No Brasil, mesmo com o domínio desses avanços a educação ainda é precária por uma série de fatores conjunturais que desmotivam o educador e incentivam o desinteresse dos alunos. A título de exemplo citamos alguns fatores: “progressão continuada”, baixos salários, carga horária exaustiva e falta de estrutura pedagógica. As novas tecnologias devem ser empregadas para melhor entendimento dos alunos, despertando neles o interesse em dialogar e enxergar o conteúdo do aprendizado.
            A carência de equipamentos e tecnologias disponíveis nas escolas pode ser suprida pelo professor com alternativas, utilizando músicas e filmes, ferramentas simples e de fácil acesso. A internet também uma ferramenta importante e quando disponível deve ser utilizada acrescentando novas possibilidades de ensino, inclusive o ensino a distância que apesar de já antiga, sua aplicação tem sido ampliada recentemente.
Embora ainda inexpressivo no Brasil, o uso das novas tecnologias tem auxiliado o aprendizado de história, mesmo que lentamente, espera-se dentro de alguns anos uma ampliação do uso dessas ferramentas melhorando a qualidade de ensino.


TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA

EIDI NELSON PARREIRA RA 2013056

MAESTRA, Valéria. A INCORPORAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/a-incorporacao-das-novas-tecnologias-de-informacao-no-ensino-de-historia/62165/>. Acesso em: 25 mar. 2011.
 
A sociedade sofre cada vez mais um ritmo intenso de transformações e mudanças no âmbito social e escolar. Atualmente as pessoas vivem sob o impacto da revolução tecnológica, que caracteriza boa parte das relações comerciais, pessoais e educacionais. (MAESTRA, Valéria 2011)
As mudanças tem sido substanciais tecnologicamente falando, atingindo nos atuais dias quase 100% dos lares, empresas, escolas etc. Sabendo então do potencial de alcance que existe nas tecnologias, podemos usufruir deste bem para a propagação de aulas mais interessantes e dinâmicas. A maior parte dos alunos tem formada em sua mente, que as aulas de história são maçantes, e sentem-se desestimulados a participar efetivamente junto ao professor dos assuntos históricos referidos. Neste caso o uso da tecnologia pode ser um divisor de águas na preparação das aulas. Decorar datas, ouvir apenas falar sobre fatos, pessoas ou lugares, torna-se muito mais interessante se acoplado a isso tivesse imagens, sons, vídeos, sem dizer na possibilidade de efetuar pesquisas no momento da aula, trazendo o aluno para mais perto matéria e do professor, estimulando a assimilação do conteúdo, tornando as aulas mais atrativas.
Não podemos fechar os olhos perante as mudanças que acontecem a todo momento no âmbito tecnológico. O homem é muito visual, e isso é inegável, então porque não usar desses artifícios para obter melhores resultados nas aulas? A tecnologia está aí, e cabe a cada um de nós procurarmos nos especializar para colher bons resultados.

O USO DA TV MULTIMÍDIA NAS AULAS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO LITORAL PARANAENSE: ANÁLISES PRELIMINARES
JOHN MAICON DA SILVA RA 2013260
NETO, Alexandre Leocádio Santana. O USO DA TV MULTIMÍDIA NAS AULAS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO LITORAL PARANAENSE: ANÁLISES PRELIMINARES. Curitiba, 2011. 14 p.
Este artigo nos revela questionamentos sobre a implantação de recursos tecnológicos no litoral paranaense e realiza uma análise baseada na utilização deste mecanismo pelos professores da escola pública do ensino fundamental deste estado. Entretanto, essa análise foca em um ponto chamado Paraná Digital, que se trata de uma política pública voltada ao intuito de contribuir em ações educativas, como por exemplo, a instauração da TV multimídia na prática docente, graduação e na área da disciplina de história, a formação continuada para o uso da TV Multimídia na prática docente para a área de história nas séries finais do ensino fundamental, e vários outros destinos em que se possam implantar esse equipamento. Por conseguinte, para chegar a essas conclusões sobre a real maneira de utilização desses mecanismos tecnológicos pelos professores foram-se requisitados questionamentos sobre inúmeros fatores, do quais citamos acima. Porém, no discorrer do artigo, vemos que a Tv Multimídia não foi instaurada por um grande processo de formação para seu uso, fato que é evidenciado nas dissertações de vários professores, a falta de diálogo entre “didática prática no âmbito da área de história e a tecnologia inserida (tecnologia de informação e comunicação)” é outro fator em que se aborda uma questão. Entretanto, a inadequação na formação desses professores e a prática didática desses recursos de capacitação no intuito de desenvolvimento educativo não é bem utilizado no discorrer desta política pública, de tal maneira, os professores acadêmicos não acompanham a evolução tecnológica e mal sabem usar esse recurso em um processo ensino-aprendizagem na área docente de história. Percebemos então, que a ação de políticas públicas chamada de Paraná digital não oferece uma formação continuada direcionada a prática docente de história no ensino fundamental, e juntamente a isso, a falta de capacitação na formação do professores nessa área das tecnologias de informação e comunicação, é uma expoente de problema enfrentado.
 

A UTILIZAÇÃO DAS TICS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE PRESENCIAL.

Gabriel Albuquerque Mendes

CASTILHO, Maria Auxiliadora de.A utilização de tecnologia de informação no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior na modalidade presencial.Orientador: Alberto Luiz Albertin. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10438/9505>. Acesso em: 28 fev. 2012.
            Escolhi este texto que fala sobre a tecnologia da informação no ensino superior, pois é exatamente o que estou vivendo em sala de aula, através das aulas de tecnologia aplicada à educação estamos aprendendo a utilizar este recurso ao favor do ensino.
            Neste texto que é uma dissertação de mestrado a autora trabalha as TICs como uma forma que pode ajudar o professor a entender a necessidade de uma nova abordagem metodológica, visto que estamos atravessando um tempo de constantes mudanças onde tudo é muito rápido e de fácil acesso.
            Por este crescimento desenfreado da tecnologia que é necessário existir uma abordagem tanto para o ensino fundamental, médio, como também superior, e embora talvez os profissionais não estejam preparados para isso, estamos caminhando para cada vez mais estarmos “conectados” a estas ferramentas tecnológicas, que se usadas bem, podem ser um aliado imprescindível para um professor e também para um aluno.
            Esta dissertação ensina o quão importante é considerar um assunto que por vezes é ignorado pelos que gostam de usar o jargão: “Não me dou bem com a tecnologia” e como é necessário que a cada dia esteja sendo implantado nas escolas, faculdades, o uso das TICs como uma ferramenta que já deve fazer parte das aulas, sem falar que é muito mais fácil projetar um estudo, ou digitar do que ficar na velha lousa e no velho giz.

A HISTÓRIA A UM CLIQUE: AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO, OS DOCUMENTOS EM SUPORTE NÃO CONVENCIONAIS E O ENSINO DE HISTÓRIA.

 

CARDOSO, Frederico Assis; AMORIM, Mariana Alves. A História a um clique: as tecnologias da informação e da comunicação, os documentos em suporte não convencionais e o ensino de História. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 17, n. 12, p.147-157, set. 2011. Semestral.

Lilian Florêncio de Godoy

 Considerando que, as TICs contribuem para o desenvolvimento de aprendizagens escolares, e partindo do princípio das rápidas transformações tecnológicas, são notórias as inúmeras modificações na produção de materialidade histórica e nas relações sociais.
È importante ressaltar que para o Ensino em História, as TICs, não devem ser apenas ferramentas de fontes, que não ensinam por si só, a exercitar o pensamento histórico, mas que auxiliam o aluno a encontrar um vasto campo de pesquisa na área.
Sendo as TICs nos dias de hoje, utilizadas em grande escala divido ao seu desenvolvimento desde o início deste século, além da democratização social, o acesso à produção do conhecimento histórico tem sido favorecido pelas ferramentas, possibilitando acesso a todos a visitas virtuais em museus e ao acesso a documentos históricos digitalizados. Mas ainda assim, é questionável tanto a originalidade destes documentos e fontes – o que é de extrema importância para os estudos em História.
Mesmo não sendo algo novo para historiadores, as ferramentas tecnológicas tem favorecido uma vasta exposição de conteúdos específicos para o saber histórico, sendo um os fatores positivos para pesquisadores, estudiosos e leigos curiosos sobre informações, onde pode- se encontrar arquivos iconográficos, obras importantes e uma vasta informação sobre o ramo, o que auxilia não apenas o conhecimento específico, mas o conhecimento geral, considerado importante para a formação social e seu entendimento.
Importante é também ressaltar que além da preservação de documentos importantes, as tecnologias auxiliam pesquisadores de forma ágil e eficiente, “(...) transformando o trabalho historiográfico cada vez mais amistoso” (pag.151) e também possibilitando troca de informações, conteúdos e opiniões, promovendo discussões e debates importantes para o desenvolvimento das pesquisas no ramo da História.


AS TIC’S NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA


Eliana Aparecida Barbosa de Moraes - RA 2013147


Lourdes Maria Pereira -  RA 2013399


STREIT, Isléia Rössler. O Brasil no Sul: Cruzando Fronteiras Entre o Regional e o Nacional. In: ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA, 10., 2010, Santa Maria -RS. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TICS). Santa Maria - Rs: Ufsm, 2010. v. 1, p. 1 - 11. Disponível em: <http://www.eeh2010.anpuh-rs.org.br/resources/anais/9/1279112989_ARQUIVO_artigoXencontrodehistoria.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2013.


            Conforme o artigo da Profª Mestre Isléia Rössler Streit da Universidade de Poço Fundo - RS no X Encontro Estadual de História realizado no período de 26 a 30 de julho de 2010, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, foi abordado o tema sobre o número de Instituições credenciadas que ministram o curso de Licenciatura Plena de História na região Sul do pais. As pesquisas foram realizadas com os cursos presenciais e a distância.

            De acordo com gráficos apresentados ficou evidente que existem poucos cursos de História na região Sul do pais, principalmente cursos em EaD. Observaram que o principal motivo é a falta de profissionais qualificados para atuarem nesta área. O que torna o curso desinteressante na região.

            Segundo a autora é necessário uma nova metodologia e um novo planejamento, tornando o curso mais atraente e acessível, pois nota-se uma recusa dos futuros professores em ingressarem na EaD, preferindo o curso presencial. Dessa forma, as ações de Educação a Distância devem criar um perfil docente e discente apto para ensinar e aprender com qualidade, utilizando das vantagens que a tecnologia oferece.

O USO DA INFORMATICA NO ENSINO DE HISTORIA

LIMA, Marcos Antonio dos Santos. USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA. Disponível em: <http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/o-uso-da-informatica-no-ensino-de-historia-3812091.html>. Acesso em: 22 nov. 2013.

MATHEUS RAMOS FERNANDES. RA-2013020

GABRIEL MENDES RA 2013089

 

 A inserção do computador no processo de aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de educação, nada mais é que a "Informática na Educação". O professor da disciplina curricular deve ter conhecimento sobre os potenciais educacionais do computador e ser capaz de alternar adequadamente atividades tradicionais de ensino-aprendizagem e atividades que usam computador. O computador é um meio didático, nesse caso o computador é utilizado para demonstrar um fenômeno ou um conceito, antes do fenômeno ou conceito ser passado ao educando.

Aqui duas funções se evidenciam como básicas nos estudos da história: capacitar o indivíduo a entender a sociedade do passado e a aumentar o seu domínio da sociedade do presente, Sob esse enfoque, não tem sentido um ensino de História que se restrinja a fatos e acontecimentos do passado sem estabelecer sua vinculação com a situação presente; como não têm sentido analisar os acontecimentos atuais sem buscar sua gênese e sem estabelecer sua relação com outros acontecimentos políticos, econômicos, sociais e culturais ocorridos na sociedade como um todo.

Para entender seu verdadeiro sentido é imprescindível remetê-los á situação socioeconômica, política e cultural da época em que foram produzidas.

NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Ana Júllia Albano Martins da Silva. RA:2013237
Tatiane Franca RA:2013258
FRANÇA, Cyntia Simioni. Como Conciliar Ensino de História e Novas Tecnologias. 2013. 11 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de História, Departamento de História Social, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.
As novas TIC’s estão cada vez mais presentes no cotidiano dos alunos/as e na escola. Professor precisa desenvolver diversas metodologias, onde passe a despertar o interesse, estimule a criatividade, observação e a problematização do conteúdo a partir do auxílio dessa ferramenta pedagógica.
A utilização de novas tecnologias no ensino tem crescido em quantidade e qualidade, embora ainda haja resistência, entre os professores, em dispor de linguagens diferenciadas das convencionais (tais como o livro didático). Para responder as demandas da sociedade atual, o professor deve estar preparado em desenvolver a pesquisa em num contexto que o ensino de história deve ser aquele local preocupado com a aprendizagem realizada pelo indivíduo. As mudanças pedagógicas serão necessárias para o desenvolvimento de novas competências na escola.
No caso específico do uso do computador, como ferramenta pedagógica, esta mudança tem sido lenta, ora ainda não foram incorporadas nas práticas pedagógicas ora prevalece com uso inadequado. Dentre as causas deste problema, está à própria formação do professor e a concepção predominante de que a introdução do computador na sala de aula poderia dispensar sua presença.
 
No caso específico do ensino de história, essas inovações podem começar com a utilização do computador, a partir dos recursos multimídias, possibilitando aos alunos apropriar-se de valores que os levem a compreender o passado e fazer análise crítica, frente ao presente.
Existem muitas as possibilidades de integração e envolvimento com essa ferramenta, como acesso a uma riqueza de recursos que são os sons e imagens, possibilitando maiores explorações e integrações de idéias por parte dos alunos nas questões conceituais. E ainda mudança nos papéis dos professores e métodos de ensino, bem como a facilitação na busca de dados de natureza histórica.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS AULAS DE HISTÓRIA

Isadora Carolina Rinaldi Watanabe RA 2013302

Mariana Silva RA 2013143

 DAMASCENO, José Alves; BRITO, Glaucia da Silva. O USO DAS TICS NAS AULAS DE HISTÓRIA e estratégias para inclusão digital dos professores. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1414-8.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2013.

Uma das TICs implantadas no estado do Paraná foi a TV-pen-drive que quando aliadas a outras TICs pode favorecer tanto o ensino de História quanto das outras matérias.

            Infelizmente ainda predomina no ensino de História o aspecto factual e as tendências narrativas e positivistas. Isso para os alunos é desestimulante, pois faz com que a disciplina seja vista como confusa, anacrônica, repetitiva e excessivamente burocrática. Conforme Ferreira (1999, p. 140), esse processo, que se estende por décadas, vem paulatinamente desestimulando alunos e professores.

            Pode-se, com certeza, afirmar que as tecnologias de informação e comunicação podem contribuir significativamente, se bem usadas, para formar um aluno com esse perfil. Se pensarmos a Internet, rede mundial de computadores, teremos com certeza um grande leque de possibilidades que vão além da sala de aula convencional. É uma grande possibilidade de proporcionar a democratização do conhecimento, por meio do acesso a informações.


2o. Semestre de 2012


A Tecnologia a favor da distração e da abstração.

Adônis de Lima Favari
De início até porcerto entendimento de pensando devo esclarecer que minha ideia sobre a tecnologia na aprendizagem de história é muito mais uma preocupação social do que uma descrença na tecnologia como ferramenta.
Decorrente de toda a temática que envolve a questão da tecnologia a favor da educação,seja ele no campo da história, ou de outras matérias que complementam a grade curricular escolar, tenho até certo ponto, um pensamento pessimista. Não descrente da eficácia na buscade documentação e nem da velocidade do mesmo, mas no tecnicismo aplicado em cima do aluno, e ainda sim com uma gama enorme de fontes de pesquisa, muitas delas são de baixa qualidade e confiança, e na mesma medida que o jovem tem a informação, ele tem a distração (distração de uma quantidade exagerada,seja ela com jogos ou com redes sociais,revistas de moda online, entre outras...) e logo em seguida a abstração (decorrente da dominação da mídia controladora hoje na internet.).
Reforçando o que havia dito anteriormente,não discordo da eficiência da tecnologia,mas pensando mais filosoficamente e num âmbito até de muita preocupação, na integração do aluno com o mundo e com o outro.Parece-me uma opinião forte e de certo desagrado em função da formação do homem tecnológico no mundo pós – moderno,mas a utilização dessa ferramenta sem limite e sem certo acompanhamento é o primeiro passo para a solidão e a dominação.
Termino meu pensamento me ateando a um pensamento do filósofo alemão *Martin Heidegger (1888-1976).E segundo ele:
“Quando a tecnologia e o dinheiro tiverem conquistado o mundo; quando qualquer acontecimento em qualquer lugar e a qualquer tempo se tiver tornado acessível com rapidez; quando se puder assistir em tempo real a um atentado no ocidente e a um concerto sinfônico no oriente; quando tempo significar apenas rapidez online; quando o tempo, como história, houver desaparecido da existência de todos os povos, quando um esportista ou artista de mercado valer como grande homem de um povo; quando as cifras em milhões significarem triunfo, - então, justamente então -- reviverão como fantasma as perguntas: para quê? Para onde? E agora? “


*HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. 2ºed. Petrópolis: Vozes, 2002.
 

Tecnologia no ensino de História


Alecsandra Inês Cavalcante Oliveira


  A tecnologia é usada para facilitar a vida das pessoas, utilizada nos afazeres diários e no trabalho, desempenhando um papel quase que indispensável hoje em dia. O que antes era usado apenas no ambiente profissional foi aos poucos invadindo os lares e as instituições de ensino.
  As crianças são constantemente atraídas por essa moderna forma de aprender, usando ferramentas que interagem com o ensino, tornando a escola uma  gia na vida escolar tanto de alunos como de professores.pensaas instituiçcontribuinte indispensável na inserção da tecnologia na vida dos alunos e professores.
  O uso da tecnologia de História deve ser pensado através da busca de formação de alunos analisando o passado e entendendo o presente. Sua utilização permite que o aluno seja criativo, pesquisando meios de interagir com as variadas formas de conhecer a História através de museus virtuais, imagens,arquivos históricos e ampliando suas experiências comunicando- se com outros alunos.
Buscando informações sobre o papel  da tecnologia na vida escolar tanto de alunos como de professores.



O bom uso da tecnologia na educação transmitida em um contexto rico em comunicação
Alexandra de Araújo Lima
A tecnologia está cada dia mais presente na vida dos seres humanos. Buscam-se no ensino, em específico no de história, o conhecimento utilizando a mídia e os meios de comunicação como ferramentas didáticas. Empregamos recursos tecnológicos que fazem parte do nosso cotidiano como a televisão, internet, jornais, revistas, oficinas, de vídeo, fotografias e cinema todos esses itens usamos como fonte de nossas pesquisas.
Nunca tivemos tanta informação como temos hoje e, no entanto uma evidente falta de comunicação e interação é notória. No mundo globalizado em que vivemos as pessoas navegam em sites, blogs, redes sociais, e esquecem o contato pessoal da comunicação.
Um dos grandes desafios educacionais está em inserir as mídias e os meios de comunicação nas práticas pedagógicas. Essa inserção, segundo silva Filho (apud SOUZA et al., 2006, p.7),

                                 “É a idéia principal no que respeita às tecnologias de informação e comunicação. Por um lado, estas tecnologias devem estar plenamente integradas nas instituições educativas, dispondo alunos, docentes e professores de condições de acesso facilitado e de freqüentes oportunidades de formação. Por outro lado, as TICs³devem estar plenamente integradas na atividade de ensino-aprendizagem, tanto ao nível dos saberes disciplinares como dos transdisciplinares” .
Para que isso ocorra, a escola precisa repensar a sua relação com os meios de comunicação deixando de lado seu modelo conservador, voltando-se assim, para a contemporaneidade. É de extrema importância que se chegue ao equilíbrio entre a escolha de conteúdos, as novas tecnologias e o conhecimento.  Assim, para o ensino de História todos os professores poderão ampliar as formas de lecionar, modificando o processo de avaliação e de comunicação com o aluno e seus colegas. Nas escolas, os meios de comunicação se vêem cada vez mais necessários e presentes. A educação começa a utilizar os meios de comunicação e mídias como práticas pedagógicas para formar cidadãos que aprendam a viver no mundo e não pelo mundo.

Referências Bibliográficas:

MORAN, J. M. Os meios de comunicação na escola. Disponível em http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/c_ideias_09_021_a_028.pdf. Acesso em 05 nov.2011.

PERAYA, D. As formas de comunicação pedagógica “midiatizada”: o socioeducativo e o didático. Educação & Sociedade, n.59, ano XVIII, ago/1997.

SCHENKEL, M. H. B. A integração das tecnologias educativas no ensino fundamental. Disponível em http://lsm.dei.uc.pt/ribie/docfiles/txt200372924112A%20integra%C3%A7%C3%A3o%20das%20tecnologias.pdf. Acesso em 06 nov.2011.

SOUZA, C. B. et al. Projeto político pedagógico departamento de mídia e conhecimento. Disponível em http://www.pmf.sc.gov.br/educa/dmc/ppp.pdf. Acesso em 06 nov.2011.


O USO DAS TICs NO ENSINO DE HISTÓRIA

Anderson Roberto Mastrorocco

           O uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino e no aprendizado de História traz consigo, nos dias de hoje uma imensa e enriquecedora fonte de informações e conhecimento. Você pode ter acesso de qualquer parte do planeta, via internet, à informações, fotos, vídeos e museus sem precisar sair de sua casa.  Assim, através do monitor do seu computador e até mesmo da tela de seu celular, é possível “viajar” à qualquer lugar que você queira, em qualquer época, como por exemplo, ver fotos e vídeos das pirâmides do Egito, da famosa cidade da Grécia Antiga, Atenas, ou até mesmo do Coliseu de Roma, na Itália, entre tantos outros locais e fatos  que fazem parte da História da humanidade. Temos condições de aprender muito com os conteúdos e os textos publicados nos sites, pesquisando sem precisar sair de nossas casas. É o uso da tecnologia, ajudando os estudantes, universitários e as pessoas em geral, a pesquisar conteúdos que remetem ao passado, possibilitando a todos aumentar seu repertório cultural, através do conhecimento da História da humanidade.
 O professor da área de História deve encarar os recursos tecnológicos como ferramentas que irão enriquecer sua prática docente. Conforme Rocha (1996, p.52), “é óbvio que esses equipamentos jamais substituirão o professor, mas o professor com perfil tradicional, pelo menos nas escolas com clientela de maior poder aquisitivo, estará com os dias contados”.
Segundo Ferreira (1999, p. 150), as tecnologias de informação e comunicação podem contribuir significativamente, se bem usadas, para estimular os alunos a:
Terem um vivo interesse pelos acontecimentos do mundo; serem agentes e atores do processo histórico e não pessoas passivas diante do tempo; terem uma atitude crítica e reflexiva dos fatos que são veiculados pelos diversos meios de comunicação; desenvolverem a capacidade de ver, ler e escutar; sistematizarem as informações, relacionando os diversos temas abordados.

 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS


FERREIRA, Carlos Augusto Lima. “A importância das novas tecnologias no ensino de História” In Universa, Brasília, nº 1, fevereiro de 1999.

ROCHA, Ubiratan.   “Reconstruindo a História a partir do imaginário do aluno” In NIKITIUK, S. L. (org.) Repensando o ensino de História.  São Paulo, Cortez, 1996, p.52.


Tecnologia da Informação e Fetichismo
André Luiz Bacci

Tecnologia da Informação. A redundância deste tema é altissonante se pensarmos que muita informação, através dos tempos – e este é um curso de história – necessariamente foi precedida de tecnologia, ainda que primitiva. Quebrar cocos, lascar pedras e ossos; mais tarde construir Roma ou as pirâmides, tudo isto carecia de tecnologia e sem a mesma tais feitos não seriam possíveis. Sob outro ponto de vista, a posse da tecnologia exige a informação, sem a qual o “modus operandi” simplesmente não existe.
            Embora a palavra ‘tecnologia’, neste caso, refira-se aos usos do computador e seus dispositivos, a relação continua verdadeira. Dessa forma, numa daquelas retóricas que não têm fim, os assuntos concernentes à tecnologia da informação atendem aos amantes da dialética do ovo e da galinha; do vender mais por ser fresquinho, mesmo aceitando que esta última relação é alheia à geração que nasce com o teclado nos dedos.
            De qualquer modo, ocorre que, se softwares possibilitam a veiculação sempre mais rápida de informação, há de se atentar que, como quer Konder (1998), a tecnologia existe para servir ao homem, ocasionando a obtenção de mais informação, que trará mais tecnologia e mais informação e assim sucessivamente.
            Lembremo-nos que softwares, por mais avançados que sejam, não são capazes de avaliar se os conteúdos veiculados através deles são apropriados, se são tendenciosos ou fraudulentos, etc. Antes, é a mente do homem que tem de dizê-lo aos sistemas de tecnologia da informação. Não esperem os homens que os softwares poderão dizer-lhes o que consumir e contemplar, sob pena de ganharem o que Adorno (1992) chama de coração-máquina, i.e., aquele que não questiona, apenas submete-se.
            Com este propósito, serve-se a mídia corporativa da internet e de outros veículos de informação, destilando deformação no lugar de informação a muitas pessoas cujo computador ou televisor é o único quadro negro ao qual têm acesso. Assim, os futuros da tecnologia e da informação dependem daquele que as detém não ser feito refém delas, a saber, o homem, cujo futuro digno também depende desta relação. Há dignidade fora do fetichismo, mas não há tecnologia nem informação que não sirva a humanidade e, por conseguinte, não há ser humano que possa ser assim chamado, se se submeter às tecnologias ao invés de submetê-las.

REFERÊNCIAS
KONDER, Leandro. Marx: Vida e Obra. São Paulo: Perez, 1998.
ADORNO, Theodor. Mínima Moralia: Reflexões a partir da vida danificada. São Paulo: Ática, 1992.

O homem atual e seus métodos de estudos aplicados.

Benedito Alvorada dos Santos.
São público e notório que vivemos numa sociedade altamente tecnológica, onde a quantidade de conhecimentos acumulados pelo homem dobra em questão de poucos anos – muito diferente do que acontecia há cem ou duzentos anos atrás.
É claro que isto tudo gera certo temor com relação a esta interação homem - maquina, pois a passos tão rápidos poderá quem sabe no futuro o homem ficar sem ter mão de obra, seu trabalho; mas, é claro que o bom senso sempre terá que nortear os caminhos.
Nesta perspectiva, o ensino da História deve estar atento para as mudanças advindas dessa nova realidade, possibilitando ao educando ser capaz de compreender, de ser crítico, de poder ler o que se passa no mundo, qualificando-o para ser, dentro deste processo, um cidadão pleno, consciente e preparado para as novas relações trabalhistas. Para que isto aconteça, a atividade de ensinar deve estar em sintonia com o nosso tempo.
Essa nova conjuntura confere a oportunidade do aluno seguir seu próprio caminho, ser o construtor e o maior responsável pela aquisição contínua do conhecimento que ele próprio julga necessário obter. Entretanto, o professor, precisa se adequar às novas regras do jogo, ou seja, precisa achar uma nova maneira e estratégia de readquirir sua importância – e este processo, naturalmente, não estarão livres de estranhamentos iniciais, acidentes de percursos, erros, acertos, derrotas, vitórias, resistências, etc.
A metodologia ativa nesse contexto aplica-se também ao ensino de História que, ao pautarem-se nas contribuições da Escola dos Annales que tem a preocupação de ter como eixo a aprendizagem desta área de conhecimento dando conta das experiências vividas pelos homens, valorizando a reflexão sobre o cotidiano, a sobrevivência, os prazeres e os patrimônios culturais. Cada aluno poderá perceber como esse cotidiano é um espaço de múltiplos projetos, lutas e disputas entre os homens. Estaremos, portanto, falando de um ensino não mais ligado aos grandes acontecimentos, nomes, datas e heróis, mas sim de um ensino onde seja considerado o homem no seu dia a dia, criando, dessa forma, condições para o educando se situar na história como um agente construtor do processo histórico.
Estas mudanças podem acontecer com o uso das novas tecnologias, pois a multimídia como forma de comunicação, a rede mundial de computadores, como veículo, e a Educação à Distância como meio, têm a propriedade de democratizar as informações e de atingir comunidades maiores. Além disso, estas tecnologias vêm contribuindo decisivamente para a superação das distâncias geográficas no mundo, ao mesmo tempo em que aumenta, substancialmente, o interesse e a possibilidade de educar através da interação entre o emissor e o receptor, tornando o processo ativo em permanente diálogo.

PARTES: Sua revista virtual. São Paulo Brasil.: Gilberto Silva, 14 abr. 2008.

Tecnologias de informação no ensino aprendizado de História
Carlos Adriano Lemos RA 2011240
  O termo tecnologia da informação e comunicação no ensino aprendizado de história está relacionado a vários contextos, de diferentes níveis de entendimento, que acaba enfatizando no desenvolvimento intelectual da pessoa através do conhecimento.
  Esse processo está sendo desenvolvido de diferentes maneiras, pois o acesso a internet se tornou mais amplo indiferentemente da distinção de classes sociais, pois caso a pessoa não possa ter internet em sua residência, ela pode se dirigir a uma lan-house mais próxima de sua casa para desenvolver seus trabalhos sendo escolares ou não.
   Nós dias atuais está sendo considerado indispensável o uso da internet, pois muitas questões estão sendo resolvida graça a esse meio de comunicação que é rápido e muito eficaz para certos processos, um exemplo de transmissão de conhecimento através da tecnologia de informação, são os museus virtuais, que oferece um conhecimento sem precisar sair de sua localização ou região para visitá-lo basta acessar o site correspondente, outro também importante são os cursos de graduação e pós-graduação que é transmitido à matéria para estudo mediante o seu computador, e também não pode esquecer-se do meio de comunicação que é transmitido nos canais de televisão e nas rádios.
  Entretanto tal conhecimento no ensino de história ou em outra disciplina requer um planejamento, pois estes processos possibilitam mudanças metodológicas.
 “Uma referência que pode contribui de uma forma positiva nas práticas pedagógicas do professor de história, e que constatou bons resultado foi através de cursos de formação continuada, que teve como objetivo geral deste trabalho inscrever no horizonte de atenção e a preocupação das professoras (os) em sala de aula de sua disciplina que é historia que proporcionando a elas repensar suas praticas suas pedagógicas e metodologias e obtiveram bom resultados”. (Leiva; Marta, o O ensino de historia e as tecnologias de informação e comunicação UFRGS, 2004).

Portanto o uso desse recurso na disciplina de história oferece a transmissão de conhecimentos de um modo simples e eficaz, pois através desse meio de comunicação o ensino aprendizado de história pode tornar cada vez mais interessante aos alunos seria um forma de estimular os alunos a estudar um pouco mais .
Referências Bibliográficas:
Autor: Leivas, Marta, O ensino de historia e as tecnologias de informação e comunicação, UFRGS, 2004.

NÃO SE FAZ HISTÓRIA SEM À APROPRIAÇÃO DAS TIC’S

Carlos Sérgio Pereira Neves

Nos anos finais do século XX e começo do século XXI, é possível observar as transformações que vêm acontecendo em nossa sociedade, no uso da tecnologia de informação e comunicação, como uma ferramenta espetacular para a arte de ensinar e aprender. Considera-se que estamos vivendo tempos incríveis no campo tecnológico em relação a outras gerações do passado bem recente.
O mundo atual é repleto de tecnologias de comunicação e informação, configurando-se como canais para acesso e distribuição de informações, que possibilitam o acesso direto a centenas de catálogos de bibliotecas, milhares de livros e artigos, revistas científicas eletrônicas, discussão sobre inúmeros temas históricos, entre tantas outras infinitas possibilidades.
Como bem escreveu a Professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida quando afirma: “Com o uso da tecnologia de informação e comunicação, professores e alunos têm a possibilidade de utilizar a escrita para descrever/reescrever suas idéias, comunicar-se, trocar experiências e produzir histórias”. 
Para os alunos iniciantes no Curso de História e para as novas gerações de professores verifica-se, a necessidade de se programar efetivamente a utilização das tecnologias como já fazem os professores de vanguarda na informatização pedagógica do ensino universitário, médio e básico, em todos os níveis da educação. As instituições de ensino precisam acompanhar o ritmo das modificações do contexto social atual, sob pena de transmitir informações e conteúdos já ultrapassados.
Dessa forma pensamos nas aulas de História, mas todas as disciplinas podem incorporar os temas e as inovações tecnológicas dentro de uma nova realidade com eficácia plena e que faça parte do cotidiano do aluno do século XXI.
Entretanto, professores e alunos de História e, ou disciplinas diversas precisam aprender que não se faz História sem o pleno uso da informática e sua fantástica tecnologia. Dessa forma o uso das tecnologias como aliada do ensino, incidirá nos resultados, pois os professores exercerão um papel reprodutor das novas gerações de alunos e professores. Seria como potencializar uma oxigenação; tornando o ato de ensinar uma qualidade de aprender com prazer.
Assim, como uma visita virtual a um Museu do Brasil ou em qualquer outro país do mundo afora, ou uma busca de documentos antigos universitários (como o trabalho deste aluno) na Internet, por exemplo, permite uma atividade mais dinâmica, produtiva e inovadora. Pois abrem ao aluno a perspectiva de uma pesquisa e um aprendizado de História e Informatização da boa tecnologia.  Tornando-se, assim, um aliado do aluno à prática de pesquisa e ao processo de aprendizagem e formação do aluno.
Essa informatização e tecnologia no Ensino de História é uma forma de possibilitar essa mudança e unir ensino e pesquisa, para que a prática da sala de aula apresente um aspecto prazeroso. É preciso que se assumam definitivamente os desafios da história ensinada no sentido de apontar elementos que contribuam com os processos de inovação, derivados do emprego dos recursos tecnológicos (TIC’s), pelos caminhos à apropriação das mídias e Tecnologias de Informação e Comunicação.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologia de informação e comunicação na escola: aprendizagem e produção da escrita. Este texto faz parte da Biblioteca do curso Gestão Escolar e Tecnologias. Disponível em: <http://www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/textos_pdf/texto24.pdf>. Acesso em: 05 dez. 2011.

FERREIRA, Carlos Augusto Lima. Ensino de História e a Incorporação das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação: Uma Reflexão. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/rhr/article/viewFile/2087/1569>. Acesso em: 05 dez. 2011.

A Educação e sua evolução tecnológica
Carmelita de J. Valença

Com o avanço da tecnologia e a rapidez da comunicação, podemos acelerar o processo ensino-aprendizagem em todas as áreas, inclusive na História. Uma vez que se considerarmos outras épocas anterior à tecnologia, que hoje é cada vez mais rápida e avançada, levava-se muito tempo até conseguir divulgar novas descobertas que podem mudar vários fatos Históricos, ou ao menos apresentar uma nova visão desses fatos. O que hoje acontece quase de forma instantânea.
Esse novo método de adquirir e repassar as informações e descobertas é fundamental para o entendimento da História e sua escrita. Sendo assim, a tecnologia vem mudar por completo a forma de ser, agir e pensar de um povo, portanto, tendo influência direta em sua cultura. Como demonstra o autor Eduardo O C Chaves em seu artigo apresentado em um congresso que trata do uso da tecnologia na educação. Antes da Renascença, a maioria das pessoas eram analfabetas, até mesmo grande parte da classe dirigente. A leitura e a escrita eram em geral dominadas apenas pelos intelectuais, que, na Europa, eram quase todos religiosos. Havia uma razão muito básica para esse analfabetismo generalizado na Idade Média: não havia o que ler. Livros, embora existissem antes da invenção da imprensa, eram poucos, pois tinham que ser copiados à mão, e, dado o clima intelectual da época, ficavam trancafiados em bibliotecas de mosteiros (vide O Nome da Rosa).”

Assim sendo, podemos observar a importância desses avanços tecnológicos para a educação e para o ensino da História, cabe aos educadores buscar se aprimorar cada vez mais para que possam atender as expectativas dos alunos e assim acompanhar essa inovação a qual não se pode negar.


<Disponível em: http://abt-br.org.br/ Acesso em: 01/12/12 >



QUASE NADA SE APRENDE OU ENSINA SEM  O USO DAS TICS


EDSON CAVALCANTE DE OLIVEIRA


Atualmente o ensino passa por uma transformação que antes eram lentas,e hoje ocorrem com mais rapidez à partir de fluxos constantes,e presente nisso encontram-se as tecnologias. Na ótica de Kenski (2003, p.21), as TIC, a partir de “seus suportes (mídias, como o
jornal, o rádio, a televisão), realizam o acesso, a veiculação das informações e todas as demais
formas de ação comunicativa [...]” e estão ligadas a linguagem oral, a escrita, a informática,
ou seja, as Tecnologias da Inteligência (LÉVY, 2008), antes compreendidas como apenas
extensões dos sentidos do homem, hoje são vistas como algo mais denso, que interfere no
próprio existir da humanidade (PRETTO; COSTA-PINTO, 2006).
A partir dos conceitos e ideias apresentadas acima,é possível iniciar uma discussão sobre a importância de inserção das TIC no contexto educativo,onde ao meu ver é inevitável você não usar dos meios tecnológicos na aprendizagem, onde hoje em dia você vive em contato com elas, seja no trabalho,na rua ou em casa,muitas vezes elas podem ser usadas e são, de uma forma errada induzindo a você a pensar que se não estiver incluído ou não fazer uso delas você se torna uma pessoa alienada,oque não é verdade.
Mas com certeza o uso das TIC no ensino é irreversível pois o uso delas poderão ser utilizadas como técnicas para auxílio na ruptura ao modelo de ensino centrado apenas no professor,e com isso o aprendizado pode ser muito mais amplo onde todos aprendem com mais rapidez e com isso sobra tempo para realmente pensarmos, ou de uma forma mais natural vivermos a vida, nem que seja com ajuda da tecnologia.
E falo isso com experiência própria,durante o curso de História aprendi muito com o uso da tecnologia  onde passei menos tempo pesquisando e mais tempo lendo devido ao aprendizado obtido com a tecnologia aplicada no ensino e sei que não para por ai afinal sempre é nos aprensentados coisas novas, principalmente falando em tecnologia então é bom fazermos uso dela e te-la como uma aliada na obtenção e transmissão de conhecimento e com isso conseguirmos uma convivência harmoniosa com as TIC.


BIBLIOGRAFIA:

http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/cdcoloquio/cdroom/eixo%208/PDF

Menos burocracia, mais trabalho
Fernando Palmieri

É de se entender até certo ponto a relutância das pessoas quanto o uso de tecnologia no ensino, mas isto até certo ponto. É verdade que muitos dos professores não foram capacitados para o uso destes meios, assim como alguns já se consideram passados, mas o que realmente inflama a alma é jovens professores fazerem pouco caso destes meios para o ensino dos jovens.
Um grande exemplo é nas escolas públicas, onde muitos computadores seguem encostados, por falta de uso capacitação dos professores, assim também como falta empenho do aparelho governamental de auxiliá-los no uso. Um professor de sã consciência de verdade não irá colocar quarenta alunos em uma sala com vinte computadores, assinado o termo de responsabilidade que se responsabiliza pelos danos nos aparelhos e estes devem ser então pagos por ele.
Enquanto toda esta burocracia se constrói e reconstrói, vemos muitos avanços ser esquecidos, deixados de lado, no uso da medicina o quão benéfico não foi a utilização dos computadores para as aulas, a pratica que pode se aprimorar, profissionais mais capacitados, melhor informados, “o professor se especializar para melhorar sua didática é insuficiente hoje, pois como já dizia Paulo Freire, se ele tem uma pratica bancaria autoritária, provavelmente usará das novas mídias para reafirmá-lo” (OLHYNTO, 2008), mas nas escolas o que se vê é um descaso, uma falta de compromisso com algo muito grandioso, algo que mudaria em muito a formação dos jovens.

BIBLIOGRAFIA

OLHYNTO, Maria. A conexão que faz a diferença. Mesmo. Disponível em:<http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/importancia-tecnologia-405472.shtml>. Acesso em: 25 nov. 2011.

A tecnologia na concepção do professor de História
Graziela de Moraes D’Annibali
O uso de tecnologias da informação e comunicação auxiliam o processo ensino e aprendizagem de modo a propiciar formas adequadas de utilizar os recursos tecnológicos. As pesquisas realizadas são enriquecidas com novas fontes de informações, ou seja, as tecnologias são resgatadas como ferramentas à disposição do professor. Para a tecnologia funcionar no ensino de história é necessário uma concepção de história definida pelo professor e, depois, uma articulação entre teoria e metodologia. É importante destacar que as ferramentas tecnológicas nem sempre trarão benefícios ao ensino, sendo uma ferramenta que poderá ser utilizada por todos, nem todas as informações serão necessárias para o aprendizado do aluno.
O professor deverá desenvolver diversas metodologias, onde passe a despertar o interesse, a criatividade e a observação do conteúdo a partir do auxílio dessa ferramenta pedagógica. O professor deverá preparar-se para desenvolver a pesquisa num contexto em que o ensino de história, preocupe-se com a aprendizagem realizada pelo indivíduo. Desta forma, a relação professor-aluno deverá manifestar-se pelo intercâmbio, onde o professor auxilie o seu aluno a fazer uma pesquisa, e o aluno a partir desta troca, procure utilizar as ferramentas de formas adequadas, para que se possa concluir um trabalho que envolva todos os requisitos dados pelo professor.
O uso do computador, como ferramenta pedagógica, tem tornado-se uma mudança lenta nas práticas pedagógicas, prevalecendo-se o uso inadequado. Dentre as causas deste problema, está à própria formação do professor e a concepção de que ao inserir o uso do computador na sala de aula, a sua presença seria dispensável. Conforme Libâneo (1998, p.68), o: “[...] temor pela máquina e equipamentos eletrônicos, medo da despersonalização e de ser substituído pelo computador, ameaça ao emprego, precária formação cultural e científica ou formação que não inclui a tecnologia”.
Sendo assim, o ensino enriquecido por ferramentas tecnológicas só será possível quando o professor libertar-se da visão de que ao inserir essas ferramentas em sala de aula, estará sendo dispensável a sua presença. A tecnologia em paralelo com o aprendizado é de extrema relevância, mas para que isso aconteça o professor deverá permitir-se utilizar de recursos que não prendam o aluno a um só tipo de visão, as buscadas em livros, mas que o seu aluno possa-se inserir-se em novo mundo: o tecnológico.
Referências Bibliográficas:  

LEITE, Lígia Silva. (coord.). Tecnologia Educacional. Petrópolis: Vozes, 2004. 118p.
BELLONI, Maria L Luiza. O que é midía - educação. 3 ed. Campinas: Edição Revista Editora Autores Associados, 2009. p. 11-32. 102p.
LIBÂNEO, JOSÉ CARLOS.  Adeus professor, adeus professora: novas exigências educacionais e profissões docentes. São Paulo: Cortes, 1998.

A TECNOLOGIA A FAVOR DA EDUCAÇÃO

Hamela Campos Nascimento

Muito foi comentado sobre o uso das tecnologias no ensino em sala de aula ou como extensão do aprendizado durante o nosso curso, foram diversas demonstrações de seu uso devido ou indevido conferindo a isto debates e apontamentos sobre seu modo de interação com o professor e o aluno. Comentou-se também sobre a formação apropriada que o educando deve manter, sempre atualizado e participando de praticas pedagógicas. Quanto à interação podemos comprovar a vasta dimensão que as ferramentas tecnológicas proporcionam frente aos alunos acostumados somente como fonte de conhecimento o professor dentro de um ambiente escolar.
Esse novo instrumento didático proporciona uma esperança diante das possibilidades educativas para o professor, mas devemos refletir criticamente sobre como as informações que chegam aos alunos através, por exemplo, da Internet são filtradas por eles, não esquecendo que informação difere de conhecimento nos processos educativos.

O autor/emissor cria espaços nos quais pode combinar um mosaico de grafismos, sons, imagens, cores, movimentos e silêncios, oferecendo conjuntos de possibilidades de redes de articulação e conexões, o receptor pode neles interferir, modificando, associando ou re-significando. (Moraes,2006).

Portanto o professor deve manter o interesse do aluno e interagir juntamente com ele ao usar as tecnologias formando um aluno critico diante das variadas formas que podem ser utilizadas para inserir conhecimento, um desafio ante as inúmeras ferramentas de comunicação que invadem a cada instante o mundo virtual.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MORAES, Raquel de Almeida. As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: As Perspectivas de Freire e Barkhtin. Unirevista, Brasilia, v. 01, p.01-120, 06 dez. 2011.


A Era da Tecnologia

Helytell Tassotti

Tendo em vista o avanço tecnológico nos tempos atuais, não seria diferente também a evolução no campo da educação,esse processo de constante evolução tecnológica impõe a necessidade de uma nova definição das práticas pedagógicas em uma época em que professores e alunos podem se beneficiar de  sofisticadas tecnologias de informação e comunicação na construção do conhecimento. Essas considerações despertaram o interesse em analisar este aspecto no que diz respeito ao ensino de História.
Partindo deste pensamento, mudanças vindas dessa nova realidade, devem ser incorporadas para possibilitar ao aluno tornar-se capaz de compreender, de ser crítico, de poder ler o que se passa no mundo, para ser, dentro deste processo, um sujeito consciente e preparado para as novas relações sociais. Para isto este ensino deve estar sintonizado como tempo presente.
No entanto, o professor de História parece desconsiderar o uso das tecnologias de informação e comunicação e continuam ainda em uma pequena parcela, os reprodutores  das informações produzidas, evidenciando a necessidade de compreenderem que os processos de inovação, derivados do emprego dos recursos tecnológicos, possibilitam uma facilitação da prática docente.
 Segundo Edson, no cenário educativo atual é amplamente reconhecido que a educação brasileira passa por um momento especial e contraditório em sua história. Paralelamente à uma constatação de expansão quantitativa do acesso à escola, esta se fez acompanhar de uma fragilização qualitativa. As tecnologias de informação e comunicação, ao trazerem consigo novas formas de pensar e agir são vistas por alguns como capazes de transformar o processo educacional, configurando-se como instrumento capaz de transformar a sala de aula, interferir nos processos motivacionais, favorecer o aprendizado e possibilitar a formação de aptidões.


SILVA, Edson Armando. Banco de dados e pesquisa qualitativa em História: reflexões
acerca de uma experiência. In: Revista de História Regional 3(2) 167-176, Inverno 1998.


A Tecnologia no Aprendizado de História

Ivone Zanotti

No mundo atual , o uso da tecnologia de informação e comunicação na sociedade conteporânea é fato iquestionável.

“O processo contemporâneo de transformação tecnológica, de acordo com Castells (1999,p.68)”,expande-se exponencialmente em razão de sua capacidade de criar uma interface entre campos tecnológicos mediante uma linguagem digital comum na qual a formação é gerada, armazenada, recuperada, processada e transmitida”.

Assim é possível afirmar que interagimos em um mundo que se tornou digital.

 Pessoas de diferentes localidades podem tomar conhecimento dos ultimos acontecimentos do mundo na mesma hora que o fato acontece , de forma mais rápida e eficiente obter informações,experiencias e opiniões sobre lugares distantes e tempos diferentes. No mundo de hoje, não é mais possível sem tecnologia , pois elas estão presentes na vida das pessoas e a escola não pode ficar sem essas tecnologias .

Hoje a escola é diferente das gerações anteriores e a reforma de ensino trouxe mudanças nas diciplinas e nos conteúdos.

Com o uso da tecnologia de informacão e comunicação, professor e alunos têm a possibilidade de utilizar a escrita para descrever reescrever suas idéias, comunicar e trocar experiências e produzir histórias. Assim , em busca de resolver problemas do contexto , representam e divulgam o próprio pensamento, trocam informações e constroem conhecimentos ,num movimento do fazer refretir e refazer, que favorece o desenvolvimento pessoal, profissional e grupal, bem como a compreensão de realidade.

 E no aprendizado de História o uso da tecnologia é uma nova forma de construir conhecimentos , muito mais produtivo e envolvente para dispertar o interesse nos alunos para o mundo da informação.
Existe na internet uma infinidade de bibliotecas virtuais e nelas os livros , os artigos , revista cientifica que permitem fazer pesquisas, proporcionando aos alunos conhecimentos de temas proposto pelo professor na sala de aula e enriquecendo sua aprendizagem .
O aluno de história depois de formado tem seu trabalho facilitado com o uso da tecnologia , pois o trabalho do historiador em arquivo historico é de analisar ,sintetizar e organizar documentos ,fotos ,filmes e vídeos . É de sua responsabilidade planejar , programar e gerenciar sistemas de informação de arquivos , além de preservar os suportes (mideas) para que resistam ao tempo e ao uso .

Referências Bibliogláficas :
Disponivel em:< www.angelfire.com/sk/claudia.html >Acesso em:
4de dez.2011

Um novo Universo
Lucas da Silveira Andrade
Em mundo extremamente globalizado, é impossível deixar de lado as mídias para a formação do ensino, negar isso é jogarmos bola fora do estádio, uma vez que as possibilidades que nos são geradas são enormes, consultas para estudos, um novo universo que se abre aos alunos.
Tenho clareza que deve ser algo feito com cautela, deve-se ter cuidado, entretanto não ignorarmos estes processos. Se a internet funciona para o mal como é muitas vezes visto por muitas pessoas, ela é do bem, só que talvez as pessoas que fazem uso dela ainda não saibam valorizar este novo objeto de trabalho que tem em suas mãos, sendo mal trabalhada faz jus as palavras Chomsky, “A mídia esta para com a democracia assim como o cassetete esta para com a ditadura” (CHOMSKY, 2003), isto ela pode nos libertar, mas também nos aprisionar.
Cabe a nós professores nos habilitarmos, a conhecer este novo mundo, ensinando e indicando um caminho para os jovens, não podemos mais forçar as pesquisas em bibliotecas, não que estas não têm valor elas tem e muito, mas na internet ele terá a possibilidade de acessar vinte livros enquanto com os livros manualmente fica difícil.
Portanto é de se tomar consciência que os primeiros que tem q se formarem são os professores porque os alunos em sua maioria vêm já de suas casas dominando os aparelhos, Deve-se ao professor orientar os bons usos e prevenir os jovens das armadilhas da net, assim como também lhe apresentar suas facilidades.

BIBLIOGRAFIA

CHOMSKY, Noam. Controle da Mídia: Os espectadores feitos da propaganda. 1ª Rio de Janeiro: Graphia, 2003. 93 p.

Inovação Tecnológica na Educação na Disciplina de História
Lucas de Almeida Alves

            A tecnologia da informação é um conjunto de atividades, providas por recursos de computação (Sarti, 2001).
            É um importante instrumento de aperfeiçoamento e desenvolvimento pessoal e profissional. O uso da TIC é muito diversificada e ampla em todo o mundo, porem também apresenta limitações a cerca de algumas áreas, como na educação por exemplo.
            O Brasil tem muita dificuldade de implantar TIC nas escolas devido ao custo que este método de ensino oferece. As escolas não dispõem de verba necessária para implantar computadores para todos os alunos e acabem ficando atrasados em questão de inovação.
            Entretanto medidas como parcerias com financeiras poderiam ser tomadas pelas escolas para a compra dos equipamentos, motivo pelo qual a TIC acaba ficando fora do currículo é que as disciplinas variam muito e os professores já possuem métodos definidos de ministrar aulas e não estão tão abertos a mudanças.
            Tanto para o professor quanto para o aluno, dispor de novos métodos de aprendizagem, pois isso possibilita o crescimento pessoal e profissional futuramente afinal o mercado de trabalho exige pessoas com o mínimo de experiência na área tecnológica, uma vez que tudo é movido por computadores.
            Dentro da escola propriamente dita, o uso da TIC é de grande valia em muitas disciplinas, principalmente aquelas onde a muita teoria como a de História, TIC se torna uma ferramenta na hora de ensinar. É uma forma de prender a atenção do aluno na aula alem de proporcionar a ele a visualização do assunto tratado, fazendo com que ele sai do campo da imaginação e acabe por ver diversas imagens dos fatos.
            A TIC é uma forma inovadora de levar os alunos a aprender. A implantação da tecnologia nas escolas proporcionara mudanças na questão ensino-aprendizagem tornado o método de trabalho para o professor mais simples e diferenciado e incentivando o aluno a buscar pelo auto conhecimento.


Referências Bibliográficas

SARTI, Erika. Tecnologia da Informação. Disponível em: http://www.infowester.com/ti.php.


TECNOLOGIA APLICADA AO ENSINO DE HISTÓRIA

Matheus Teixeira Canteri


Hoje em dia, a tecnologia vem se tornando muito presente na educação assim como em todos os aspectos de nossas vidas.
A informação é buscada a todo momento na internet, e, programas como o Power point facilitam e muito a explanação de conteúdos de todos os tipos. Na área da história, não é diferente, pode-se destacar a existência de museus virtuais na internet, muitos desses interativos, que possibilitam o estudo e amplificam o horizonte de pesquisas de quem se interessa.
Segundo Eduardo O C Chaves, “As tecnologias estendem a capacidade de comunicação do homem”. A tecnologia facilita a visualização de assuntos tratados em sala. Não se pode mais limitar a transmissão do conhecimento ao uso do giz e do quadro negro, isso seria negar as novas e muito positivas inovações que permitem ao estudante e ao professor que haja uma compreensão melhor e muito mais rápida dos objetos de estudo, além de tornar a aula e a pesquisa mais dinâmica e interessante.


REFERÊNCIAS:

CHAVES, Eduardo O C. Tecnologia na Educação. Disponível em: <http://chaves.com.br/TEXTSELF/EDTECH/tecned2.htm>. Acesso em: 07 dez. 11.

Tecnologia no Ensino de História

Raimunda Alves Almeida 

Diariamente a tecnologia é usada para facilitar os afazeres das pessoas principalmente no trabalho, na escola e no lazer. Algo que antes era usado principalmente para o trabalho agora faz parte da vida escolar de varias pessoas, ajudando no crescimento do estudante, fazendo com que ele possa sempre estar engrandecendo seu conhecimento.
Com os computadores hoje em dia existe vários meios de informações como exemplo, os sites que nem sempre são confiáveis para estar gerando verdadeiros meios de pesquisa. Atualmente é mais do que normal fazer uso da tecnologia no contexto acadêmico, pois é uma área que exige do docente muito conhecimento já que estar em constante mudança.
Não podendo esquecer que a tecnologia ajuda a dar vida e priorizar o estudo, principalmente quando é com relação á disciplina de história. Ensinando a pensar e entender o presente o passado e o futuro, fornecendo ao aluno pesquisa á museu virtual, imagens e arquivos históricos. A busca de conhecimento cresce e o uso da tecnologia também, principalmente na vida escolar tanto para alunos como para professores, fazendo crescer a necessidade do uso da tecnologia na vida das pessoas diariamente.

Referência:
<http; //chaves.com.br/TEXTSELF/RDTECH/tevned2.htm.>.Acesso em:30 nov. 2011          

Modernização na Tecnologia e no Aprendizado
Raimundo Nonato Pereira

Estamos diante das sociedades em que uma maior parte já está numa plena modernização, pois, no entanto não dá, mas para ficarmos fora do sistema que há pouco tempo só era possível para ficarmos fora do sistema das redes sociais. Este sistema que há pouco tempo só era possível para os que eram técnicos no assunto de sistema.
Hoje é entendido por especialistas e educadores, como ferramenta de trabalho, essencial e indispensáveis na era da comunicação. Estas tecnologias ganham espaço efetivo nas salas de aula. Computadores ligados a Internet Software de criação de sites, televisão a cabo, sistema de radio e jogos eletrônicos. Estas são algumas das possibilidades existentes em que podemos usar na sala de aula.
Sabemos que muitas escolas possuem estas tecnologias, só que não vem sendo usado devidamente como deveria. Em algumas escolas ficam trancadas em salas, isoladas e longe do manuseio de alunos e professores. De acordo com o pedagogo Arnaldo Soares de Lima Junior: “Os acessos às redes digitais de comunicação e informação é importante e o desenvolvimento de qualquer instituição social, especialmente para a educação que lida diretamente com a formação humana”.
   “Modernização – Neste caso a importância da reforma dos sistemas educativos é apontada pelas organizações internacionais como uma prioridade na preparação dos cidadãos para essa sociedade pós-moderna”.

Referencia Bibliográfica

Texto de Pesquisa: Tecnologia
Escrito para “A enciclopédia de Educação” editada por Michael A. Peters e Paulo Griraldelli Junior.
Site: htpp://www.educacao.pro.br/tecnologia.htm

Tecnologia da informação em história
Ricardo Alexandre Gomes

Em pleno século XXI, a tecnologia é um instrumento de acesso pouco utilizado pela maioria da população brasileira, porque a alta taxa de analfabetismo.
            No entanto a informação hoje e algo que está presente diariamente no dia a dia das pessoas. Esses recursos tecnológicos são integrados entre si e proporcionam um instrumento de comunicação para as necessidades básicas e também para se divertir e proporcionar algo para passar o tempo.    
Atualmente, os sistemas de informaçao das redes  de computadores têm desempenhado um papel importante na comunicação corporativa, pois é através dessas ferramentas que a comunicação flui sem barreira. Para  novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informática. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência dependem, na verdade, da construçao de tecnologia incessante e de dispositivos informacionais de todos os tipos. Escrita, leitura, visão, audição, criação e aprendizagem são capturadas por uma informática cada vez mais avançada.
A tecnologia da informação teve uma gigantesca evolução e, com a tendência do mundo moderno, inovações e facilidades ainda  de surgir. A internt e, em conseqüência, o e-mail e a agenda de grupo online, são componentes de um grande marco e um dos avanços mais significativos, pois através deles vários outros sistemas de comunicação foram criados. Partindo da constatação das experiências do pesquisador neo-zelandês James Flynn,


Esta elevação nos escores de QI tem sido atribuída a muitas fontes, como a
melhor nutrição, maior escolaridade das crianças, como também ao fato de
que os pais são hoje mais bem educados e aos ambientes que são
espacialmente mais complexos, graças aos brinquedos e aos computadores
cada vez mais inteligentes. Também, esta elevação no QI sugere que
qualquer que seja a coisa que os testes de QI medem, ela não é uma
qualidade inerente da mente. (Da Silva, 2006)

Portanto a necessidade básica de informação ganhou um grande aliado  na educação; pois essencial esse recurso nos dias atuais.                            

Referências bibliográficas

 Prof. Silva, Marcos. Ensino de história e novas tecnologias, 2006. Site, www.britanica.com.