terça-feira, 16 de agosto de 2011

TICs e EDUCAÇÃO - Pedro Demo

Reconstruo aqui sumariamente alguns cenários da relação entre Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e educação. (...) Com os avanços da web 2.0 e congêneres, os ambientes virtuais de aprendizagem se enriqueceram notavelmente através de programas que facultam autoria (em especial blogs e wikis) (Mika, 2007. Solomon/Schrum, 2007. Stauffer, 2008. Vossen/Hagemann, 2007), aproximando-se de um dos desideratos mais marcantes de processos educacionais: construção de autonomia/autoria (Maturana, 2001. Freire, 1997).
O desafio está mais do lado educacional do que tecnológico, porque a pedagogia continua empacada em propostas tradicionais instrucionistas, sem falar que resiste a tornar-se tecnologicamente correta (Evans, 2001. Stoll, 1999). Há problemas também na esfera tecnológica, como tentação do plágio e pirataria, excesso de informação que já desinforma, usos dúbios/agressivos/destrutivos da internet (pornografia, bullying, dependência, mau uso do tempo, consumismo, privatização, etc.) (Trolley et alii, 2006. Lessig, 2004), mas, brandida abusivamente pelo mercado liberal, a tecnologia não cessa de inovar-se frenética e mercantilmente, enquanto a pedagogia continua “dando aula”. (...)


Acesse o blog do autor http://pedrodemo.blogspot.com.br

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